Artigo

Efeitos de beber chimarrão durante a gravidez

Efeitos-de-beber-chimarrão-durante-a-gravidez-1

No sul do Brasil, o consumo do chimarrão é muito comum, e as pessoas estão acostumadas a beber esta infusão de erva-mate quase todos os dias. Mas muitas futuras mamães estão preocupadas sobre os efeitos de beber chimarrão durante a gravidez.

Até o momento não existia nenhuma contraindicação “séria” para esta infusão, e a única recomendação feita era de evitar o consumo em caso de pessoas com problemas nervosos, de insônia ou de problemas gástricos. Mas, um estudo levado pelo Hospital Pereira Rossell do Uruguai (um dos países mais consumidores de chimarrão) indica que beber chimarrão durante a gravidez pode diminuir o peso e a altura do bebé. Os resultados deste estudo demostraram que os bebés de mães que consomem 300mg de cafeína (incluída no chimarrão) por dia terão um tamanho menor aos outros bebés.

O estudo indica que o chimarrão (e todas as bebidas com cafeína) impedem que o feto chegue ao seu máximo potencial de desenvolvimento. Se bem a diferencia entre um bebé de mãe consumidora de chimarrão e o de uma mãe que não consome esta infusão é de apenas algumas gramas e uns centímetros, esta diferencia pode ser crucial em casos onde o feto está com problemas de crescimento.

O antecedente deste estudo são outros realizados sobre os efeitos da cafeína na gravidez, mas eram estudos realizados na Inglaterra e na Holanda, e não incluíam o chimarrão dentro das bebidas com cafeína, por isso o Uruguai resolveu ampliar a pesquisa.

Para muitas mulheres será um pouco complicado ficar longe da cafeína, mas é pelo bem do seu bebé.

imagem de Juh
Publicado por: Juh

0 ComentáriosComentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.