Artigo

Corpo saudável com magnésio

Corpo-saudável-com-magnésio-1

O magnésio é o responsável pela manutenção dos nervos, músculos e ossos. Também ajuda a assimilar as proteínas e acelera o metabolismo. É vital para manter o ritmo normal do coração e é usado por médicos para tratar irregularidades do ritmo cardíaco. Outros benefícios são o combate à osteoporose, eclâmpsia, manutenção do nível de açúcar, sendo indicado, ainda, para a asma, diabetes, constipação, dores nas costas e distúrbios psiquiátricos. O magnésio é um mineral essencial que ajudar o corpo humano a absorver cálcio, e desempenha um papel importante na formação e fortalecimento de dentes e ossos.

Para verificar se o organismo está com deficiência, os sintomas incluem dor no pescoço e nas costas, fadiga, ansiedade, ataques de enxaqueca, fraqueza muscular e espasmos, perda de apetite, vômitos, náuseas, insônia, perturbações do ritmo cardíaco, diarreia, e espasmos musculares. Para manter a saúde, ou corrigir a deficiência do mineral, coma alimentos ricos em magnésio, como os vegetais verdes, espinafres num exemplo. Alguns outros vegetais que podem ser considerados “fornecedores” de magnésio são o tomate, folhas de beterraba, favas, feijão, alcachofra, batata doce, farinha de trigo, sementes de abóbora, amendoim, farinha de trigo, farelo de aveia, cevada e milho e cereja. O corpo também recebe magnésio de produtos lácteos, como o leite e iogurtes, e também dos peixes. Pão de trigo integral contendo farelo e gérmen de trigo tem duas vezes o teor de magnésio em relação ao pão branco. E a própria água também contém magnésio.

A deficiência de magnésio implica em maior probabilidade de doenças cardíacas, ou seja, pode ser considerada, sem exagero, uma causa de morte, já que sua ausência no organismo implica em sérias chances de se ter doenças cardíacas graves.

Os sintomas de cãibras nas pernas, bem como fadiga são normalmente visíveis devido à deficiência de magnésio. O mineral é, ainda, conhecido por curar as piores formas de disfunções psiquiátricas, tais como ataques de pânico, stress, ansiedade e agitação excessiva.

É importante para a produção das proteínas que são lentamente transformadas em colágeno, e ajuda o organismo a absorver vitaminas e minerais vitais como o sódio, potássio, cálcio e fósforo. Os benefícios de saúde causados pelo magnésio incluem aumento na produção de energia no corpo e na ativação de enzimas para criar a energia celular. Não é sacrifício comer um pouco mais de pimentão, tomate ou cebola para prevenir tantos problemas que podem ser causados pela sua falta.

imagem de Gislaine Rabelo
Publicado por: Gislaine Rabelo

1 ComentáriosComentar

tenho crise de Gota frequentemente e recentemente sobri uma torçao no pe e ao fazer o ultrason constatou Bursite, diante disso consultei o site e vi os alimentos bons para isso ( deficiencia de magnesio) porem alguns deles sao proteicos e aceleram a crise de gota. O que fazer?

qui, 11/29/2012 - 22:21
O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.