Artigo

A importância do sistema imunológico

A-importância-do-sistema-imunológico-1

O sistema imunológico pode ser comparado com o trabalho doméstico diário de uma mulher. É de suma importância, mas funciona todos os dias de maneira quase desapercebida, e se falha, mesmo que uma única vez, a bagunça está armada.

O sistema imunológico é um incrível mecanismo de proteção para o organismo. É projetado para defendê-lo contra milhões de bactérias, micróbios, vírus, toxinas e parasitas que adorariam invadir seu corpo. Para entender o poder do sistema imunológico, basta olhar o que acontece quando qualquer coisa morre.

Quando alguma coisa morre, o seu sistema imunológico (junto com tudo mais) é desligado. Em questão de horas, o corpo é invadido por toda sorte de bactérias, micróbios e parasitas. Enfim, isso mostra a importância desta proteção natural do corpo.

Quando você se corta, vários tipos de bactérias e vírus entram no seu corpo através da abertura na pele. Ou quando uma lasca de madeira entra no dedo, por exemplo, o objeto estranho dentro do corpo é automaticamente identificado. Seu sistema imunológico responde e elimina os invasores, enquanto a pele cicatriza e sela o corte. Em casos raros o sistema imunológico falha e o corte infecciona. Inflama-se e, muitas vezes, se enche de pus. A inflamação e o pus são efeitos colaterais do sistema imunológico fazendo o seu trabalho.

Cada dia você inala milhares de germes (bactérias e vírus) que estão flutuando no ar. Seu sistema imunológico lida com todos eles sem nenhum problema.  A cada dia come-se centenas de germes, mas a maioria deles morre na saliva ou o ácido do estômago. Ocasionalmente, no entanto, um escapa e causa intoxicação alimentar. Existe normalmente um efeito muito visível dessa falha do sistema imunológico: vômito e diarreia são dois dos sintomas mais comuns.

O sistema imunológico protege o organismo ajudando-o a se recuperar de várias doenças. Embora a redução do estresse e o exercício físico regular sejam conhecidos por ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, os tipos de alimentos consumidos é que fazem a maior parte do trabalho para manter um sistema imunológico em ação saudável. Comer uma dieta bem equilibrada, incluindo uma variedade de alimentos saudáveis ​​irá aumentar a eficácia deste sistema.

A principal força destrutiva que o sistema imune tem de enfrentar são os radicais livres. Estes danificam as células​​, causando alterações celulares (mutações) que podem levar a doenças graves como o câncer e doenças cardíacas. No entanto, certas substâncias presentes nos alimentos pode destruir os radicais livres. Estas substâncias são chamadas de antioxidantes.

Um dos mais fortes antioxidante seacute a vitamina C, que estimula o sistema imunológico a reagir agressivamente.

imagem de Gislaine Rabelo
Publicado por: Gislaine Rabelo

0 ComentáriosComentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.