Artigo

Por quê me exercito e não perco peso?

Por-quê-me-exercito-e-não-perco-peso-1

O exercício físico é um poderoso antídoto contra as preocupações diárias, sua prática faz com que o cérebro libere endorfinas, causando bem estar e bom humor, e é um escudo contra muitos males de saúde que podem atacar o organismo.

Mas sem dúvida, a maioria procura praticá-lo para perder peso e moldar o corpo. Mas porque algumas pessoas não conseguem perder peso mesmo mantendo uma certa frequência de exercícios? A resposta está na dieta alimentar.

A matemática é bem simples neste caso. Deve-se queimar mais calorias que aquelas que se consome quando o plano é perder peso.

Salvo os atletas profissionais, que passam cerca de oito horas por dia a malhar, não se pode comer o que quiser, quando quiser e o quanto puder, só porque está malhando. Deve-se manter uma dieta equilibrada. E evitar a ingestão de bebidas com alto teor calórico, como refrigerantes, álcool, sucos açucarados e leite gordo. Doces, amidos, gorduras e frituras, devem ser eliminados, ou o exercício nada resolverá em termos de emagrecimento.

Há sim, que comer muitas proteínas, mas para isso prefira as carmes magras, como o peito de frango sem pele, ou o peito de peru. E dê preferência à óleos saudáveis, como azeite de oliva ou o óleo de canola. Para garantir o suprimento de carboidratos, o conselho é comer pão e macarrão integral. Quanto às saladas e legumes, EXAGERE no consumo.

Para perder peso terá que melhorar a sua relação com a comida! Há que ter consciência que aqueles que lutam contra o peso são, na maioria das vezes, motivados por fatores externos. Buscam satisfação no comer mais, e doces na maior parte das situações. É justamente esse fator que deve ser trabalhado. É preciso retreinar seu cérebro por meio da prática para se satisfazer com porções de comida saudável, e não com aquelas de alto teor calórico. Coma uma cenoura, em vez de um bombom.

Por outro lado, se o exercício que está praticando não responde ao despojamento de calorias de maneira rápida o suficiente para o seu organismo, altere o programa, ou a intensidade e a duração do treino. Natação, ciclismo e corrida podem ser mais eficazes para a perda de peso. Estes são considerados exercícios cardio musculares, que trabalham o músculo do coração e os pulmões, proporcionando maior queima de calorias, e de forma mais rápida. Embora muitos especialistas recomendem um mínimo de 30 minutos de exercícios deste gênero, quem pretende perder peso deverá praticar no mínimo 60 minutos, ou até 90 minutos três vezes por semana. Ficar com o corpo “em cima do pedido” requer esforço. Pratique mais e coma menos!, só assim verá resultados.

imagem de Gislaine Rabelo
Publicado por: Gislaine Rabelo

0 ComentáriosComentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.